top of page

Equipe do Projeto Viva Tucunduba define as primeiras ações de 2017

 

Aconteceu no dia 13 de fevereiro, na Sala de Defesa do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará, às 14h30, reunião de planejamento das ações do Projeto Viva Tucunduba em sua segunda versão. A equipe do projeto é formada por professores, estudantes de graduação e pós-graduação sob a coordenação da Professora Doutora Maria Ludetana Araújo.

Como resultado da primeira reunião a equipe definiu as seguintes atividades de encaminhamento do Projeto:

1 – Revisão de suas atividades para 2017;

2 – Elaboração do Relatório do primeiro ano (2016);

3 – Revisitação nas Unidades Acadêmicas da UFPA para pesquisa das produções científicas sobre o Igarapé Tucunduba;

4 – Reunião com a Comissão Fundiária para realizar diálogo com as lideranças comunitárias;

5 – Primeira caminhada às margens do Igarapé Tucunduba para o reconhecimento situacional do local, contato com a comunidade e diagnóstico do lugar;

4 – Revisão do Projeto Viva Tucunduba para novos encaminhamentos;

5 – Produção de Artigos e Relatórios a partir dos resultados obtidos;

6 – Divulgação das ações nas páginas oficiais da UFPA e do GEAM.

Viva Tucunduba é mais um projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizado pelo Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM) que tem como principal objetivo promover a revitalização do Igarapé Tucudunba, localizado na margem direita do Rio Guamá com a participação de seus usuários.

O Projeto se constitui em ações que serão associadas à recomposição da cobertura vegetal nas áreas de preservação permanente, limpeza de margens e por práticas de educação ambiental voltadas à conservação desse ambiente e sua valorização como alternativa de suprimento de água, lazer e paisagismo local.

Dentre outras intenções o projeto visa informar a comunidade acadêmica e do entorno sobre a importância de cuidar e preservar o Igarapé Tucunduba; disponibilizar informações por meio de atividades educativas sobre os temas de meio ambiente, recursos hídricos, resíduos sólidos e educação ambiental e produzir artigos para serem divulgados junto a comunidade e apresentados em eventos acadêmicos e científicos.

bottom of page