top of page

V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Comissão Organizadora Estadual (COE/PA) - representada pelo Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC) - realizou em Tucuruí, no dia 21 de fevereiro, a Oficina Preparatória para a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), com a finalidade de orientar os professores da região do Lago de Tucuruí a elaborarem o projeto de ação a ser cadastrado no site do MEC.

 

"O GEAM, enquanto grupo de estudos na área ambiental, é importante por conta do histórico de atuação que possui na Educação Básica e na formação de professores. Sendo assim, pode apoiar a realização de conferências escolares. Além disso, a coordenadora do GEAM, professora dra. Marilena Loureiro faz parte da COE/PA, o que garante a realização das etapas da Conferência no Pará", afirmou Emilly Hanna, coordenadora do CNIJMA.

 

De acordo com Emlly, a CNIJMA surgiu em 2003 e é um processo de mobilização nas escolas que visa o protagonismo infantojuvenil por meio de diálogos e debates sobre questões socioambientais, com o objetivo de fortalecer a Educação Ambiental na Educação Básica, estimulando a pesquisa e a participação dos alunos. O último CNIJMA, que aconteceu em 2013, envolveu 16.538 escolas e mais de cinco milhões de participantes em 3.519 municípios.

 

"A primeira etapa da Conferência acontece nas escolas, onde ocorre a seleção de projetos de ação sobre o tópico solicitado. Os projetos escolhidos devem ser cadastrados no site do MEC e apresentados na Conferência Municipal, sendo responsáveis pela representação do Estado do Pará na Conferência Nacional, que será realizada em Brasília", informou Emlly.

 

A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente terá como tema "Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas" e acontecerá no período de 15 a 19 de junho.

Texto: Ana Luiza Imbelloni.

bottom of page