Seminário dialoga sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade em Belém
O II Seminário sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém, com o intuito de desenvolver discussão entre os diversos órgãos interessados na questão dos resíduos sólidos, proporcionar a divulgação de experiências sustentáveis, socializar resultados de estudos e estimular a formação do sistema integrado de coleta seletiva, foi realizado na quinta-feira (8), das 8h às 18h, no Instituto de Ciência da Educação (ICED), na Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento foi coordenado pela Professora Doutora Vanusa Pereira Santos, coordenadora do Grupo de Estudos em Meio Ambiente e Sustentabilidade (GEMAS), com ajuda da Professora Doutora Maria Ludetana Araújo, coordenadora do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM).
De acordo com Vanusa, discutir meio ambiente e sustentabilidade nos dias atuais é uma tentativa de resgatar a consciência da sociedade em relação à natureza e seus limites. “A preocupação com o meio ambiente veio da carência de reorganizar os processos produtivos que foram feitos de forma desordenada no que se refere a natureza, e isso levou a diversos problemas ambientais ao planeta, o que compromete nossa qualidade de vida. Não temos como ignorar as questões ambientais, e é importante tratar com objetividade estes problemas, procurando soluções simples e locais que levem à sustentabilidade do nosso meio ambiente”, explicou a professora.
A coletora Maria do Socorro Ribeiro, da Associação dos Catadores de Coleta Seletiva de Belém (ACCSB), afirmou que a maioria das pessoas não faz a separação dos resíduos sólidos, para que ocorra a destinação correta do material, e esta atitude é muito errada. "É necessário mais investimento nos catadores, nas cooperativas e na Educação Ambiental. O nosso trabalho precisa ser reconhecido como importante. O planeta está pedindo socorro", solicitou.
Programação - O seminário teve início com uma mesa de abertura, seguida por uma palestra de Myrna Gouveia, do Ministério Público Federal, sob o tema “Políticas Públicas sobre Meio Ambiente e Resíduos Sólidos”. Logo após, houve a explanação sobre “Responsabilidade Socioambiental na Região Metropolitana de Belém” e a apresentação das cooperativas da região.
À tarde, alunos e pesquisadores apresentaram resultados de estudos, por meio de banners e foi realizado debate com o tema “Resíduos Sólidos e Responsabilidade Social”. Para encerrar a programação, o seminário contou com o lançamento de “Cartilhas sobre Resíduos Sólidos e os catadores: GEMAS”.
Texto: Ana Luiza Imbelloni.