GEAM na Semana do Meio Ambiente de Itaituba
No último dia 22 de junho, a coordenadora do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM), professora Dra. Marilena Loureiro, participou da mesa de abertura da Semana do Meio Ambiente de Itaituba, que em 2015 teve como tema “Trilhas do Rio Tapajós: Perspectivas socioambientais para a sustentabilidade”. A mesa contou também com a presença da prefeita Eliene Nunes; do secretário municipal de meio ambiente, Hilário Vasconcelos Rocha e do professor Rodolfo Zahluth Bastos (NUMA/ UFPA).
“Educação Ambiental na Amazônia: Construído Sociedades Sustentáveis”, foi o tema da primeira palestra desta edição da Semana do Meio ambiente e foi proferida pela professora Marilena Loureiro da Silva. Nunca, em tempo algum, ouviu-se falar tanto no conceito de sustentabilidade como agora, e sobre este tema extremamente oportuno, a professora abordou os princípios para a sustentabilidade. “Promover a sustentabilidade é explorar áreas ou usar os recursos naturais de forma a não prejudicar o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir“, afirmou. Ela defendeu a extração dos recursos naturais sem comprometer as gerações futuras, com base na solidariedade entre as gerações.
De acordo com a prefeita Eliene Nunes, o governo vive o presente, sempre pensando no futuro. “Estamos trabalhando muito para preparar o município para os grandes e novos investimentos previstos para a região, e isso só é possível com o empenho e envolvimento de todos: governos, órgãos, instituições e sociedade, para que não haja grandes perdas no que se refere a preservação do meio ambiente”, pontuou.
Lançamento de livro - Durante o evento a prefeitura municipal de Itaituba lançou o livro Trilhas do Rio Tapajós: perspectivas socioambientais para a sustentabilidade e anunciou que a segunda edição do livro será composta pelas falas dos palestrantes da Semana do Meio Ambiente e será lançado em parceria com o GEAM em Belém e em Itaituba.
Por Prefeitura de Itaituba.