O GEAM no 2º Encontro da Navegação Sustentável na Amazônia: 12 anos de parceria no Programa de Educação Ambiental Portuária
Na última quinta-feira (6), foi organizado pela Agência Nacional de Transportes Públicos (Antaq), em parceria com a Companhia Docas do Pará (CDP), o Segundo Encontro da Navegação Sustentável na Amazônia, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), com participação da Professora Mestra Lindalva Fernandes, representando o Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM). O evento fez parte da segunda edição da campanha Rio Limpo, Amazônia Viva.
Segundo Lindalva Fernandes, que apresentou palestra sobre ações de Educação Ambiental em embarcações e ribeiros da região, os cuidados com o lixo e a coleta seletiva são essenciais para a limpeza dos rios da Amazônia. O GEAM, junto com a CDP desde 2006, ajuda a melhorar o cenário amazônico através da Educação Ambiental crítica e emancipatória, com o Programa de Educação Ambiental Portuária, envolvendo ações nos portos da Vila do Conde, no Terminal de Miramar e no Porto de Belém.
Além disso, outra parceria é o trabalho da Universidade Federal do Pará (UFPA) com a Antaq, chamado “Caracterização da Oferta e da Demanda do Transporte Fluvial de Passageiros e Cargas na Região Amazônica”, que teve como finalidade caracterizar a demanda de passageiros e misto no transporte fluvial da Amazônia, identificando as linhas, o fluxo e a oferta do transporte, apontando a frota de embarcações e a avaliação dos terminais hidroviários.