GEAM no 2º Encontro Metropolitano de Educação Ambiental
Sex, 27 de Dezembro de 2013 20:15
O Grupo de Estudos em Educação Cultura e Meio Ambiente (GEAM) participou do 2º Encontro Metropolitano de Educação Ambiental realizado nos dias 03 e 04 de dezembro no Auditório do prédio anexo do ICED/UFPA. Este evento teve como principal objetivo ampliar o debate acerca das Políticas e Práticas de Educação Ambiental no Brasil.
A programação do primeiro dia do evento teve seu início com um diálogo junto aos povos tradicionais da Amazônia, sob mediação da coordenadora do GEAM, Profa. Dra. Marilena Loureiro, e com os dialogadores representantes de comunidades quilombolas, indígenas, urbanas e ribeirinhas da Amazônia.
Em sequência a programação do primeiro dia do evento realiza-se mais duas mesas redondas, a primeira foi acerca da Política de Educação Ambiental no Estado do Pará com a apresentação de seus avanços e perspectivas, intercedida pela Prof. Dra.Maria Ludetana e com os debatedores representantes de uma entidade federal e outra estadual. E a segunda mesa redonda foi destinada a discussão acerca da Educação Ambiental nas instituições formais, intermediada pelo Prof. Antônio Augusto Filho, e a participação de pesquisadoras de universidades federais no Pará.
O segundo dia do evento teve seu início com a mesa redonda intitulada “Educação Ambiental Não Formal”, com palestrantes representantes de instituições estaduais, tendo como mediador a Profa. Dra. Maria Ludetana.
Continuando a programação houve a apresentação de trabalhos em banner, os quais envolviam os seguintes eixos temáticos: Práticas de Educação Ambiental na Pluralidade Cultural Amazônica; Transversalidade dos saberes ambientais na escola; Educação Ambiental nas Comunidades; Ações de Educação Ambiental no contexto universitário. Em seguida houve a realização de uma vivência com o intuito de se buscar uma sensibilização em ambientes naturais, com a mediação da psicólogaRegina Carneiro. E assim o evento se encerra com a apresentação dos trabalhos de comunicação oral, intercedida pela Profa. Dra. Luiza Nakaima.