top of page

GEAM planeja ações em junção com a Rede PAEA

 

 

Na última sexta-feira (19) foi realizada a primeira reunião anual da Rede Paraense de Educação Ambiental (Rede PAEA), que contou com a presença do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente. O encontro teve o objetivo de avaliar o desempenho da Rede em 2017 e preparar outras ações estratégicas para o planejamento de 2018.

 

"O GEAM completa em 2018 vinte anos de pesquisa, ensino e extensão na área de educação ambiental. Ao longo desses anos, nós participamos de diversas mobilizações relacionadas à educação ambiental e uma delas é a Rede, que se associa aos esforços dos ambientalistas", afirmou Marilena Loureiro, coordenadora do GEAM. Segundo Marilena, a batalha dos defensores do meio ambiente se tornou mais efetiva a partir da década de 90, com ajuda do movimento ECO-92. "No âmbito desse movimento, nós conseguimos criar a Jornada Internacional de Educação Ambiental e dela saiu o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, que é uma peça chave muito importante para os movimentos sociais e continua sendo referência até os dias de hoje", destacou a coordenadora.

 

De acordo com Marilena, a Rede PAEA é um movimento circular não-hierárquico que busca fortalecer a educação ambiental em suas diferentes feições, como por exemplo, nas escolas, nas comunidades, nas ações de desenvolvimento e nas políticas públicas. Para este ano, estão programados vários seminários, oficinas, atividades e feiras solidárias, envolvendo todos os grupos que defendem o meio ambiente no Estado. Além disso, um grande evento em comemoração aos vinte anos do GEAM está sendo organizado e irá acontecer no período de 25 a 27 de abril, com parcerias, discussões e programações especiais. 

Texto: Ana Luiza Imbelloni.

bottom of page