Colóquio internacional comemora 20 anos de Grupo de Estudos que desenvolve Educação Ambiental na Amazônia
Entre os dias 25 e 27 de abril acontece, no Centro de Convenções Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará (UFPA) o Colóquio Internacional do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM): “20 Anos de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação Ambiental por entre os Rios, Florestas, Estradas, Portos e Cidades: Trilhas e Perspectivas”.
Para Marilena Loureiro, coordenadora do GEAM, o Colóquio pretende demonstrar todas as experiências já desenvolvidas e em desenvolvimento no GEAM, constituindo-se como um fórum de discussões das relações estabelecidas entre a sociedade civil, o poder público amazônico e os organismos diferenciados, contribuindo para o estabelecimento de novas relações entre sociedade e natureza no contexto amazônico.
"O evento é importante para nós porque marca uma trajetória de 20 anos. Nós vamos apresentar os resultados de trabalhos e pesquisas de alunos e professores que estiveram vinculados ao nosso grupo de estudos durante esse tempo. A nossa intenção é fazer um evento coletivo, que consiga congregar interessados na discussão ambiental. Esperamos ampliar a visibilidade das nossas ações ao mesmo tempo em que fazemos discussões sobre questões relevantes para a sociedade", explicou.
Programação - O primeiro dia do Colóquio começa com o credenciamento às 8 horas, em seguida acontece a Mesa de Abertura e às 9h30, o coral “Vozes do Amanhã”, da Associação Umbandista Mãe Dinair (AUMD), da Vila do Prata, em Igarapé Açu se apresenta.
Às 10 horas o professor Dr. Marcos Reigota, da Universidade de Sorocaba (UNISO), ministra a conferência “Pesquisa e Pós-Graduação em Educação Ambiental no Brasil e na Europa: redes de construção de saberes”. Reigota é pesquisador do Centro Internacional e Interdisciplinário de Investigación y Ensenãnza Aplicada Oaxaca-México e professor convidado na Alice Salomon University, em Berlim.
Após o intervalo do almoço, às 14 horas, tem início as Sobremesas com Educação Ambiental em que, através de comunicações orais, as experiências e resultados dos cursos: de Extensão Educação Ambiental; Escolas Sustentáveis e Com-Vidas; de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental; de Especialização em Educação Ambiental com ênfase em espaços educadores sustentáveis; de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social na Amazônia Paraense; e de Especialização em Educação Profissional na modalidade de Educação de Jovens e Adultos/PROEJA/PRONATEC serão socializados.
Às 16 horas acontece a mesa com o tema “Trajetórias de Pesquisa, Ensino e Extensão do GEAM: caminhos percorridos” com a presença da Dra. Soeli Lemoine colaboradora do GEAM e Membro Associe do Centro de Antropologia Cultural na Universidade de Sourbonne na França; Dra. Maria Ludetana Araújo, co-fundadora do GEAM; Dra. Ana Lídia Nascimento, do Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISSARH) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).
Marilena Loureiro participará da mesa e abordará a “Educação Ambiental no Ensino Universitário e na Educação Básica Brasileira: panorama dos últimos 20 anos”.
O dia 26 começa às 8 horas com a conferência “A Dimensão Ambiental na Educação – 20 anos depois”, proferida pelo professor Doutor Mauro Guimarães da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mauro é pesquisador do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRRJ e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade (GEPEADS).
Com o tema “20 anos de Educação Ambiental por entre Escolas nas Cidades, Rios e Florestas: Resultados de Pesquisa e Pós-graduação” o painel 1 contará com a participação de Claudionor Araújo (IFRS/Brasil), Sandra Picardo da Universidade Eduardo Mondlaine, em Moçambique, Elana Almeida da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) de Belém, Dayse Costa, também da Semec, Paula Raquel Pessoa, Maria do Rosário, Aline Furtado, Cilane Melo e Lucineide Pinheiro da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
O painel 2 começa às 14 horas e abordará os “20 anos de Educação Ambiental por entre Escolas, nos Rios, Florestas e Unidades de Conservação em Comunidades Amazônicas - Resultados de Pesquisa e Pós-Graduação” com a presença de Klycia Vilhena, Eliel Pompeu, Etiene Leite, Joana Coutinho, Roble Tenório, Joniel Abreu, Eliton Araújo e Nicolau Rickmann.
Às 16 horas tem início a Mesa “Educação Ambiental e mediação de conflitos socioambientais no cenário das Políticas de Desenvolvimento Amazônico” com a presença do Deputado Federal Edmilson Rodrigues, Deputado Federal Arnaldo Jordy, Carlos Maneschy, da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) e ex-Reitor da UFPA e a jornalista Úrsula Vidal. Como debatedor terá o professor Doutor Armin Mathis do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (PPDSTU/NAEA/UFPA).
O último dia do colóquio começa às 8 horas e receberá a Mesa “Gestão, Educação e Licenciamento Ambiental: Os Programas de Educação Ambiental nos grandes empreendimentos econômicos, de logística e Infra-Estrutura nos territórios amazônicos”, com a presença de Marilena Loureiro, que falará sobre a experiência do Programa de Educação Ambiental Portuária UFPA/CDP; Maria Ludetana Araújo que abordará o Programa de Educação Ambiental para o asfaltamento da BR- 230 (Transamazônica); Ana Lídia Nascimento que dará seu relato sobre o Programa de Educação Ambiental para o asfaltamento da BR- 163 (Santarém-Cuiabá). Como debatedora terá Angela Parente, coordenadora da Coordenação Geral de Meio Ambiente (CGMAB) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Às 10 horas o painel 3 abordará os 20 anos de Educação Ambiental vivenciado pelo GEAM e contará com a presença de Alexandre Nunes, Leonidas Veloso, Grace Kelly da Silva, Rejane Reis, Kelly Mafra, Rildo Santos, George Ferreira Mendes Júnior, Antônio Silva Júnior e Hilário Vasconcelos. Como debatedora contará com a presença de Renata Maranhão do Ministério do Meio Ambiente.
O professor Dr. Johannes Kniffki, da Alice Salomon University, Alemanha, às 14 horas, ministrará a conferência “Dilemas e questões emblemáticas do cotidiano das relações norte-sul, entre a América Latina e Europa”.
Kniffki, desde 2009, é diretor Acadêmico do Programa de Mestrado em Gestão Intercultural de Conflitos e pesquisa uma metodologia de trabalho social socioespacial internacional, além de fazer análise do discurso e representações sociais de minorias ativas, com abordagens sociológicas do conhecimento.
Em seguida acontece o Colóquio de Encerramento, com o tema “Conversas, discussões, ciência, rezas, arte e poesias para adiar o Fim do Mundo”, em que Márcia Kambeba, Palhaço Curumim, Sandra Picardo, Fernando Augusto Filho, Johannes Kniffiki, Marcos Reigota, Mauro Guimarães, Marilena Loureiro, Maria Ludetana Araújo, Maria Soeli Lemonge, Ana Lídia Cardoso do Nascimento e Daniel Caldeira farão um balanço da trajetória de 20 anos do GEAM e debaterão o que esperam para o Grupo nos próximos anos.
Programação Cultural - Todos os dias do Colóquio serão encerrados com atrações regionais. No dia 25 acontece a apresentação do Mestre Pinduca e banda. Ronaldo Silva,do Instituto Arraial do Pavulagem, se apresenta na noite do dia 26 e a Escola de Samba Bole, Bole e Unidos de Mãe Dinair farão o encerramento do Colóquio.
Faça sua inscrição aqui. Para mais informações acesse: www.geamufpa.net
Texto: Organização do evento