GEAM tem programação diversificada em comemoração ao Dia Nacional da Educação Ambiental
Ter, 02 de Junho de 2015 17:24
Impulsionado pelo desafio de entender as relações socioambientais amazônicas e pensar alternativas dentro do campo da educação ambiental para os principais impasses regionais o Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM), da Universidade Federal do Pará (UFPA,) realiza palestras, caminhadas, oficinas no mês que comemora o Dia Nacional da Educação Ambiental.
A lei Nº 12.633, de 2012, institui o dia 03 de junho como o Dia Nacional da Educação Ambiental (EA). Definida pela Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) como processo por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente a educação ambiental é tida como um componente permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e nãoformal.
Entre suas muitas finalidades a EA busca ajudar na compreensão da existência e da importância da interdependência econômica, social, política e ecológica, nas zonas urbanas e rurais, além de induzir novas formas de conduta nos indivíduos, nos grupos sociais e na sociedade em seu conjunto, a respeito do meio ambiente.
O GEAM trabalha com esses assuntos desde 1998 e atualmente desenvolve ações continuadas que dialogam com a educação ambiental. Para 2015 o Grupo tem uma programação diversificada que começou no dia primeiro de junho e continua até o dia 22.
Programação - Nos dois primeiros dias do mês de junho a professora Dra Maria Ludetana Araújo (GEAM/UFPA) ministrou a palestra Os desafios e perspectivas da implantação da Lei de Resíduos Sólidos na realidade paraense, na prefeitura municipal de Belém e na Escola Bosque em Outeiro. A lei 12.305 tem por objetivo estabelecer uma política de gerenciamento dos resíduos no país por meio do incentivo a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, além da disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
No dia 3 de junho acontecem a programação do Dia Nacional da Educação Ambiental, que tem como tema fazendo educação ambiental na praça. Começa às 8 horas, na Praça da República, ao lado do Anfiteatro e contará com a exposição de experiências e práticas de EA, apresentação teatral e musical.
Para a coordenadora do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM), professora Dra Marilena Loureiro, “embora com poucos motivos para festa, é importante marcar esse dia como um dia de troca de ideias acerca do que os vários grupos e movimentos de educação ambiental vêm fazendo na cidade, por isso o evento terá o tom de uma roda de exposições livres de materiais e práticas de educação ambiental em desenvolvimento em diversos contextos e cenários educacionais”, explicou.
No dia 3, às 9 horas, acontece ainda uma Sessão Pública sobre Educação Ambiental com a participação da professora Dra. Maria Ludetana Araújo (GEAM/UFPA) na Câmara Municipal de Ananindeua.
O Dia Mundial do Meio Ambiente - Comemorado anualmente em 5 de junho desde 1972 O Dia Mundial do Meio Ambiente busca promover atividades de proteção e preservação e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente. O tema para 2015 é “Sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com cuidado”.
A programação do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente vai até o dia 22 de junho.