Curso de Especialização na Modalidade PROEJA realiza seminário
Acontece no dia 23 de fevereiro, o Seminário do Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade EJA-PROEJA: Processos e Resultados no Auditório José Vicente de Miranda (ICJ/UFPA). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site https://www.geamufpa.net/.
A proposta do curso foi formar profissionais da educação com capacidade para atuar na educação profissional integrada à educação básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A formação dos alunos incluiu a adoção de práticas inovadoras e diversificadas de atividades de ensino-aprendizagem.
“O PROEJA/PRONATEC, enquanto política educacional constitui-se na possibilidade de contribuir para a transformação da sociedade, no enfrentamento a condição capitalista de exploração humana e da natureza, desigualdade e miséria, pois, como perceberemos, há possibilidade de outra educação, um modelo de escola/educação que foge ao tradicionalismo e lógica do capital”, afirmou Nicolau Rickmann, coordenador adjunto do curso de especialização.
Para Nicolau o modelo adotado se materializa na pedagogia crítica vivenciada no curso, que possibilita transformar a essência educativa, em que “busca-se, para além da educação, adentrarmos, também revolucionariamente, em outra grande área da problemática social brasileira, a educação e a formação da mão de obra para o ‘mercado’ brasileiro”, concluiu.
O curso foi ministrado na modalidade semipresencial e é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em convênio com a Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenado pelo Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM). No Pará, foram ofertadas duas turmas, em Belém e Abaetetuba. Neste município, o Curso de Especialização contou com a parceria do Instituto Federal do Pará (IFPA).
O curso teve destaque nacional devido à mínima evasão, enquanto a média nacional foi de 30% de alunos concluintes, no da UFPA foi de 96%.
Programação – O Seminário pretende debater os processos e resultados do curso. Às 14 horas terá início a mesa de abertura com a presença do prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho, reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA); prof. Dr. Rômulo Simões Angélica, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (UFPA); Prof. Dr. Alex Fiuza de Mello, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET); Profª Drª Maria Ludetana Araújo, do Instituto de Ciências da Educação (ICED/GEAM); Prof. Dr. Claudio Alex Jorge da Rocha, reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA); Prof. Dr. Valdinei Mendes da Silva, diretor do campus Abaetetuba do IFPA; Prof. Dr. Walter Silva Júnior, diretor da Escola de Aplicação /UFPA; Julieta Cristina de Andrade Jatany, do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC); Profª Drª Marilena Loureiro da Silva, coordenadora do Curso de Pós-Graduação e do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM).
Após a mesa de abertura, acontece o debate sobre “A experiência da SETEC/MEC e da UFPA na Política Nacional de Formação Continuada: O curso de Especialização PROEJA no PRONATEC”, que contará com a presença de Fernanda Frade, da Diretoria de Politicas de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC); Prof Msc. Nicolau Rickmann Neto, coordenador adjunto do Curso de Especialização na Modalidade EJA-PROEJA no campus Belém e o Prof. Dr. Pedro Baia, coordenador adjunto do curso no campus IFPA de Abaetetuba.
Às 15h30 será realizada a entrega dos certificados aos concluintes do curso e às 17h30 o lançamento e sessão de autógrafos do livro “A contribuição da Universidade Federal do Pará – UFPA na formação continuada de Educadores no Curso de Especialização PROEJA no PRONATEC”.
PROEJA - Pretende contribuir para a superação do quadro da educação brasileira explicitado pelos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgados, em 2003, em que 68 milhões de Jovens e Adultos trabalhadores brasileiros com 15 anos ou mais não concluíram o ensino fundamental e, apenas, 6 milhões (8,8%) estavam matriculados em EJA.
A partir desses dados o Governo Federal, em 2005, introduz novas diretrizes que incluem a oferta de cursos PROEJA para o público do ensino fundamental da EJA. A partir deste contexto, o PROEJA tem como perspectiva a proposta de integração da educação profissional à educação básica buscando a superação da dualidade trabalho manual e intelectual, assumindo o trabalho na sua perspectiva criadora e não alienante.
Serviço
Seminário do Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade EJA-PROEJA: Processos e Resultados
Data: 23/02/2017
Local: Auditório José Vicente de Miranda (ICJ/UFPA).
Inscrições: Gratuitas no site https://www.geamufpa.net/
Texto: Lucila Vilar.