top of page

O GEAM nos 45 anos do NAEA

Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro foi realizado o II Simpósio Internacional, com o tema "Interdisciplinaridade, Sustentabilidade e Desenvolvimento: Crítica e atualização do debate na produção do conhecimento na Amazônia", das 9h às 19h, organizado pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA). O NAEA, integrante significativo no cenário das discussões e pesquisas sobre a Amazônia, agora se vincula ao Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM), fortalecendo assim a pesquisa e a pós-graduação na área de Educação Ambiental.

De acordo com Marilena Loureiro, o Simpósio guarda uma importância em razão da comemoração dos 45 anos do NAEA, que no cenário de produção de conhecimento e pensamento amazônico é uma das instituições mais importantes, sendo reconhecida mundialmente. A participação do GEAM no evento significa um movimento de avanços na discussão sobre políticas de desenvolvimento amazônico, trazendo a educação e a educação ambiental como vetores para pensar numa outra lógica para a Amazônia, através de uma política que considere não só o crescimento econômico e a lógica da intervenção desordenada sobre os recursos naturais, mas que também articule outras dimensões, pensando na sustentabilidade. 

"Para nós do GEAM, que em 2018 comemoramos 20 anos de existência, é emblemático termos uma participação mais efetiva nas atividades do NAEA, não só pelos trabalhos e pelas publicações dos alunos, mas também porque neste ano nós nos vinculamos ao Núcleo, então esse evento é um marco de recepção das nossas novas possibilidades de trabalho nesse novo cenário", afirma Marilena Loureiro. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Do total de trabalhos aprovados para apresentação em pôster no evento, 12% foram estudos de Educação e 5% de Educação Ambiental. Das pesquisas de Ed. Ambiental, três foram orientadas pela Professora Doutora Marilena Loureiro: A formação docente e a prática interdisciplinar da Educação Ambiental na Amazônia: Um estudo de caso em classes multisséries em Abaetetuba - PA, de Marcilene Calandrini; A produção de materiais pedagógicos do curso Educação Ambiental, de Ana Paula Dantas; e Consumo sustentável e qualidade de água no ambiente escolar, de Simone Carvalho. Além disso, O livro “Educação: Políticas, Cultura e Transdisciplinaridade”, com artigos resultantes de pesquisas do GEAM, também orientadas pela Professora Doutora Marilena Loureiro, dos integrantes Dayse Costa, Elana Almeida e Roble Tenório, foi lançado no dia 7. 

Texto: Ana Luiza Imbelloni.

k.jpg
g.jpg
e.jpg
c.jpg
bottom of page