O GEAM em defesa dos direitos humanos
Em homenagem aos 30 anos da Constituição Federal, ocorreu, na manhã desta segunda-feira (17), uma sessão especial elaborada pelo Deputado Estadual Dirceu Ten Caten, no Plenário da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). A professora doutora Marilena Loureiro, integrante do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM) e do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), participou do evento.
"Gostaria de, em nome de todas as universidades públicas, afirmar a fundamental importância da defesa do Estado democrático de direito, o que significa a defesa dos princípios constitucionais. Nossas recentes pesquisas no campo das temáticas educação, pobreza e desigualdade social nos tem indicado a necessidade de aprofundamento das políticas públicas de defesa das populações em situação de absoluta vulnerabilidade social, o que implica a afirmação dos direitos constitucionais", declarou Marilena Loureiro.
A professora pediu apoio a uma das experiências educacionais pioneiras na área da Educação Ambiental no Brasil e no mundo, a Fundação Escola Bosque, iniciativa que realiza diálogo entre poder público e sociedade, criada pelo sociólogo Mariano Klautau e ampliada pela professora Terezinha Gueiros. "As populações pobres tem o direito de ficar em suas localidades com dignidade, e é a educação que faz isso. Que a Fundação Escola Bosque fique, mantenha o seu Ensino Médio e continue ajudando as populações insulares a terem o direito de ficar", finalizou.
Além disso, também em busca da luta pelos direitos humanos, a professora doutora Maria Suely Lemoine, no dia 13 de dezembro, esteve na Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, Suíca, participando do evento coordenado por Roselyne Bachelot, ex-presidente do Chile e embaixadora dos direitos humanos.
Texto: Ana Luiza Imbelloni.