Monografia analisa programa didático infantil de Educação Ambiental
Na tarde de terça-feira (11), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), foi defendida a monografia “Catalendas: mitopoética amazônica do audiovisual à exposição museológica”, de Anayse de Fátima Santos da Silva, integrante do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente, e do Curso de Especialização em Saberes, Linguagens e Práticas Educacionais na Amazônia, da IFPA.
“Nesta pesquisa relacionamos a mitopoética audiovisual (o programa didático Catalendas, exibido pela TV Cultura), infância e a exposição museológica realizada por alunos de museologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), que durante sua infância acompanharam o programa e posteriormente na idade adulta produziram a exposição intitulada “Eu vou, mas eu volto! Catalendas e o imaginário amazônico na TV” formando um conjunto de fatores importantes para a escolha do tema”, explicou Anayse de Fátima.
De acordo com Anayse, os organizadores fizeram alguns recortes para mostrar o que o programa traz de ensinamentos, como o folclore, o respeito a outras culturas e religiões, e a preservação e continuidade da cultura oral popular da Amazônia.