MEC faz o lançamento do PDDE – Escola Sustentável com investimento de R$ 100 milhões
Qua, 12 de Junho de 2013 12:58
Um marco na história de Educação Ambiental pode ser conferido no dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), em Brasília, quando o ministro da educação, Aloizio Mercadante, apresentou o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) – Escola Sustentável.
Este programa é fruto das discussões idealizadas durante a Semana Nacional de Meio Ambiente, realizada em Brasília pelo MEC e MMA, no dia 03 de Junho de 2013.
A coordenadora do Grupo de Estudos em Educação Cultura e Meio Ambiente (GEAM), Prof. Dra. Marilena Loureiro, fez-se presente no lançamento do programa e destacou a fala do ministro Mercadante que se pronunciou dizendo: "NADA É MAIS IMPORTANTE PARA O FUTURO QUE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL”.
Carlos Nobre (Secretário MCT) - Macaé Evaristo (SECADI) - Aloízio Mercadante (Ministro da Educação) - Tatiana Reichert (Coordenadora de defesa civil em Ilhota)
Segundo o site do MEC, o principal objetivo do programa é garantir recursos para que as escolas venham a desenvolver iniciativas voltadas para a sustentabilidade. O PDDE Escola Sustentável pré-selecionou 10 mil instituições de ensino de 310 municípios em estado de vulnerabilidade ambiental. Essas escolas têm prazo até o dia 30 próximo para formalizar a adesão on-line ao programa, que tem orçamento de R$ 100 milhões.
O programa destinará recursos para a inclusão da temática socioambiental no projeto político-pedagógico da escola; para o apoio à criação e o fortalecimento de comissões de meio ambiente e qualidade de vida (Com-vida) e para a adequação do espaço físico da escola de maneira a aprimorar a destinação de resíduos e obter eficiência energética, entre outras iniciativas.
Fonte: Portal do MEC