Gincana de Páscoa na Escola Rui Paranatinga
Em abril acontece a festividade mais doce do ano: a páscoa. Para comemorar essa data tão importante a equipe do GEAM, em parceria com a Companhia Docas do Pará (CDP), que desenvolve o projeto Saberes e Práticas de Educação Ambiental: Projeto de Intervenção Socioambiental para Escola Rui Paranatinga realiza hoje, 4 de abril, pela manhã, uma programação especial.
O objetivo da atividade, além de oferecer um espaço de recreação aos alunos e presenteá-los com ovos de chocolate, é também o de reviver o sentido cristão desta data, mostrando-os o sentido deste período, apresentando-os os significados dos símbolos pascoais. A gincana de páscoa também encerra as atividades da colônia de férias dando abertura às atividades do ano letivo da escola, que se inicia no dia 14 de abril.
A programação contará com:
-Confecção de “orelhas de coelhos” (para os alunos usarem no dia da comemoração);
-Confecção de cestas de garrafa pet com decoração temática (brinde);
-“Caça aos ovos de Páscoa” pelo interior da escola e distribuição de brindes e brincadeiras diversas.
Saiba mais - O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae, cujo significado é passagem. Entre os judeus, esta data marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito. Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.
Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo. O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior ao equinócio da Primavera (21 de março). Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.
A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida. A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.