GEAM participa de exposição amazônica na França
“A Desflorestação na Amazônia, Pará, Brasil” foi o tema da Exposição Internacional que aconteceu dia 30 de janeiro, quarta-feira, em Estrasburgo, na França. O evento teve participação do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM) por meio da professora doutora Soeli Lemoine.
Além do GEAM, foram apresentados projetos do Instituto de Pesquisa e Estudos Culturais e Ambientais Sustentáveis da Amazônia (IPEASA), do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), Grupo de Estudos em Educação Ambiental na Amazônia (GEAMAZ), Instituto Federal de Itaituba (IFPA), entre outros. Os painéis apresentados pelo GEAM na exposição foram: Programa de Educação Ambiental da Fazenda Pacajá de Manejo Florestal, de Hilário Vasconcelos e Safira Guerreiro; A Perda dos Lagos da Amazônia, de Safira Guerreiro; e BR 163 - Pará - Brasil, de Hilário Vasconcelos.
Para a professora Marilena Loureiro, a participação do GEAM/NAEA foi muito importante e tentou demonstrar um pouco do que os grupos vêm tratando como Educação Ambiental na perspectiva do enfrentamento dos graves problemas socioambientais na Amazônia.
“Quando terminamos de montar a exposição, vimos o quanto as mensagens nos painéis estavam tão relacionadas e retratavam de modo tão perfeito os problemas amazônicos. Foi como um grito de socorro, como se todos os jovens cientistas estivessem trabalhando num mesmo laboratório: A nossa Amazônia. As pessoas ficaram muito impressionadas”, relatou a professora Soeli Lemoine.
Texto: Ana Luiza Imbelloni.