GEAM participa de encontro que discute Paulo Freire e Direitos Humanos
"Educação Popular, Território e Direitos Humanos na Amazônia" foi o tema do I Encontro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia, que aconteceu no período de 21 a 23 de novembro, na Universidade Estadual do Pará (UEPA). O evento contou com a participação de diversos educadores e teve como objetivo principal promover o debate sobre educação popular na Amazônia, a partir de suas relações com o território e dos direitos humanos na região.
Segundo o Professor Dr. João Colares, um dos coordenadores do encontro, o legado de Paulo Freire é vasto e complexo, podendo se desdobrar em diversas temáticas, como educação popular, educação quilombola, educação indígena, educação do campo e educação especial. Nesse sentido, é importante discutir sobre tais assuntos, os relacionando com direitos humanos. "Todos aqueles sujeitos que são chamados de minoritários, mas que na verdade são a grande maioria, enfrentam processos brutais de exclusão e violência, e a educação popular é uma ferramenta de resistência contra essas injustiças", afirmou.
João Colares ressaltou que a educação na Amazônia é outro tema que precisa ser ampliado, pois o desmatamento, a poluição das águas e a exploração de latifúndio afeta as populações regionais. "A terra não é só o local onde a gente vive, é a nossa identidade, nossa vida, nosso povo e nossa cultura", declarou.
Para a Professora Dra. Ivanilde Oliveira, que também coordenou o evento, a luta educacional e contra os opressores é permanente e sempre será cheia de riscos. "A Cátedra Paulo Freire realiza um trabalho que se mantém com práticas, pesquisas e articulações, tendo o pensamento freireano como grande referência, nas lutas políticas e nos estudos", explicou.
Trazendo Paulo Freire como inspiração e com a finalidade de expandir a reflexão e o diálogo sobre a formação docente e a integração entre Ensino Superior e Educação Básica, a Universidade Federal do Pará (UFPA) sediará o VII Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), entre os dias 25 e 27 de abril de 2018, apresentando os seguintes temas: O Legado de Paulo Freire para a Formação do Educador; Alfabetização e letramento; Cidadania, Direitos Humanos e Iinterculturalidade; Educação, Diversidade e Inclusão Social; Educação, linguagens, Tecnologias; Educação e Relações Inter-étnicas; Políticas de Avaliação; Políticas Públicas e Identidade Docente; Formação Docente e Saberes Locais: Diálogos entre Escolas e Comunidades; Educação, Pobreza e Desigualdades Sociais; Internacionalização da Educação; Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade. O evento terá minicursos, oficinas, apresentações de pesquisas e lançamentos de livros.
Em breve mais informações.
Texto: Ana Luiza Imbelloni.