top of page

GEAM organiza evento com exposição de pesquisas sobre Educação Ambiental

Na tarde da última quinta-feira (14), aconteceu, na sala de defesa do Instituto de Ciências da Educação (ICED), evento organizado pelo Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM) e coordenado pela professora Dra. Marilena Loureiro, com o objetivo de apresentar e discutir os trabalhos feitos por alunos vinculados à disciplina Políticas Públicas de Educação Ambiental do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da UFPA.

Os temas dos trabalhos foram: Contribuições da Educação Ambiental para o desenvolvimento local, de Eliton Araújo; Conhecimento ecológico local e a interface da Educação Ambiental de populações tradicionais em uma unidade de conservação no nordeste paraense, de Ana Paula Monteiro; A prática da vivência na Educação Ambiental na Vila de Vista Alegre - Marapanim/PA, de Bruno Gilmar; Gestão ambiental empresarial no Estado do Pará: O papel da Educação Ambiental na busca pelo desenvolvimento sustentável, de Fernanda Mendonça; Educação Ambiental na prevenção dos riscos a inundação e alagamento no Bairro Montese - Belém/PA, de Silva Júnior; Elementos para a construção do plano de manejo da bacia hidrográfica do Rio Igarapé Açu, de George Júnior; As escolas educadoras sustentáveis: Uma prática possível no Brasil, de Ana Paula Teixeira; e Gestão de impactos socioambientais através da Educação Ambiental de empreendimentos graneleiros: O caso de Mirituba/PA, de Hilário Vasconcelos.

De acordo com as pesquisas apresentadas, existem vários modos de se preservar e ajudar o meio ambiente e o principal deles é através da Educação Ambiental, que desperta uma consciência mais racional sobre o uso dos recursos da natureza e faz com que o cidadão olhe criticamente para sua situação, pensando em mudanças.

Denys da Cunha e Bruna Adriely Matos, estudantes do sétimo período de Pedagogia, acompanharam as apresentações e afirmaram que a Educação Ambiental é essencial para o curso deles também. "Os temas foram muito relevantes e esses conhecimentos fazem parte da nossa vida. Assim, nós podemos ensinar nas salas de aula sobre meio ambiente de forma atual, não levando em conta somente o contexto histórico", disse Denys. Na opinião de Bruna, pelo fato deles trabalharem com a educação de crianças, é muito importante criar uma consciência ambiental e trazer isso para as escolas. "O que eu achei mais interessante sobre as apresentações foi ver que eles foram para as comunidades e se preocuparam em fazer pesquisas estruturadas, mostrando a realidade nos projetos através da proximidade" ressaltou a aluna.

Texto: Ana Luiza Imbelloni.

bottom of page