top of page

GEAM intensifica conscientização ambiental em oficina de cartas

 

Com o tema "Retalhos de um Amor (Entre Gaia e Eu): Cartas de Amor a Terra", a oficina dirigida pela professora, poetisa e pesquisadora Giselle Ribeiro teve como finalidade despertar a conscientização ambiental, através de atividades que relacionam literatura e meio ambiente. A oficina aconteceu na tarde da última quinta-feira (1), no Instituto de Ciências da Educação (ICED).

 

Após diversas reflexões, cada participante recebeu um envelope com papel de carta para escrever uma declaração de amor e fazer uma promessa para o planeta Terra, se comprometendo a fazer algo para ajudar na preservação de nossos recursos. 

 

Para Giselle, a sensibilização com o auxílio de textos e poemas é um grande caminho na defesa do meio ambiente, pois a palavra é capaz de desarmar as pessoas. "O ser humano precisa ter essa preocupação do cuidado com o planeta, para ajudar no bem coletivo e maior", afirmou a poetisa.

 

Giselle Ribeiro era professora de Língua Francesa e sua trajetória na luta em defesa do meio ambiente começou por meio da especialização em Educação Ambiental do ICED, ministrada pela professora Marilena Loureiro, coordenadora do GEAM. "Eu estava fazendo duas especializações ao mesmo tempo, e quando as coisas começaram a apertar e tive que escolher entre Língua Francesa e Educação Ambiental, decidi ficar com a segunda opção. Alguns colegas me criticaram por isso, mas eu sabia que tinha feito a escolha certa", declarou. 

 

Depois de um tempo, Giselle percebeu que poderia misturar Educação Ambiental e Literatura. "No trabalho final da especialização, fiz um varal de poesias que tinham uma relação com o meio ambiente. Depois disso, eu não consegui parar de pensar sobre como as duas áreas se complementam e tenho seguido a vida toda nessa perspectiva. A Literatura e a Educação Ambiental possuem o mesmo sangue, são da mesma família".

Texto: Ana Luiza Imbelloni.

bottom of page