top of page

GEAM e Rede PAEA ampliam discussões sobre Educação Ambiental no Pará

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Na última quinta-feira (20) foi realizado, na Universidade Federal do Pará (UFPA), o IV Encontro Paraense de Educação Ambiental: Desafios e Propostas, mais uma parceria entre o Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM) e a Rede Paraense de Educação Ambiental (Rede PAEA), com o objetivo de contribuir para a ampliação dos debates e práticas de Educação Ambiental no Pará, defendendo a construção da sustentabilidade do desenvolvimento regional e do diálogo de saberes e experiências. O evento, que acontece anualmente, é palco de intercâmbios e crescimento do campo da Educação Ambiental no Estado.


A mesa de abertura foi composta por: Gilmar Pereira da Silva, vice-reitor da UFPA; Oscar Peixoto, presidente do Fórum Permanente de Secretários Municipais de Meio Ambiente (FOPESMA); Roberto de Macedo, Representante do Programa Municípios Verdes (PMV); Maria Lindalva, da Rede PAEA; José Fernandes, membro do conselho gestor da Área de Proteção Ambiental (APA); Sineide do Socorro, representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabillidade (SEMAS); Jonas da Rocha, pró-reitor de extensão da Universidade Federal Rural do Pará (UFRA); Aline Araújo, do Instituto Federal do Pará (IFPA); João Vitor Sampaio, presidente da Cooperativa de Reciclagem de Resíduos Orgânicos do Pará (COOCROP); e Henrique Cattanio, membro da Associação de Desenvolvimento Ecológico (Novo Encanto).


O painel "Políticas e Práticas de Educação Ambiental nos Municípios do Pará: Avanços e Desafios nas Regiões" teve a participação de representantes de diversas áreas do Estado: de Redenção, Aristóteles Alves; do Marajó, Dirlene de Nazaré; de Belterra, Manoela Florenzano; de São Felix do Xingu, Darly Costa; e da Região Metropolitana, Vilson Pimentel, que compartilharam suas experiências com a Educação Ambiental.


A Professora Dra. Marilena Loureiro, coordenadora do GEAM, realizou uma palestra sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade, contando sobre sua trajetória de vinte anos de pesquisa e extensão na UFPA e explicitando um pouco de suas buscas teóricas e práticas para o encontro da Educação Ambiental necessária. "Dialogar sobre a busca da compreensão da nossa relação com a natureza é falar da superação das nossas crises, que não é apenas uma crise de recursos hídricos e naturais, mas também de conhecimento e pensamento. São prolemas que se resolvem através de campos de fala e de prática que nos reaproximam do meio ambiente, por meio da construção da solidariedade com nós mesmos e com as gerações futuras, buscando uma nova humanização. 


Texto: Ana Luiza Imbelloni.
 

i.jpg
bottom of page