top of page

GEAM volta de Salvador com novidades: VIII Fórum de Educação Ambiental será em Belém

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente participou do VII Fórum de Educação Ambiental que aconteceu em Salvador, Bahia, de 28 a 31 de março. Durante o evento foram apresentados 17 painéis pelo Grupo.

Com o tema “Educação Ambiental: Rumo a Rio +20 e às Sociedades Sustentáveis” o Fórum configurou-se como um espaço presencial legítimo de congregação e convivência do coletivo nacional de educadores ambientais e o evento mais importante da Educação Ambiental no país, que em sua sétima edição é o marco estratégico rumo a Rio+20. Os Fóruns são bianuais e já aconteceram em São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro e, em 2012, na Bahia.

Durante o VII Fórum de Educação Ambiental, a coordenadora do GEAM, professora Marilena Loureiro foi convidada pela Rede Brasileira de Educação Ambiental – REBEA (organizadora do Fórum) para ajudar a organizar o próximo Fórum que acontecerá em Belém do Pará.

Marilena Loureiro aceitou o convite e considera a vinda do evento para a Amazônia “uma oportunidade impar de dialogar sobre a educação ambiental em uma região complexa e única, como a Amazônia”. Como em 2014 acontece a Copa do Mundo no Brasil, a coordenação do Fórum achou melhor realizá-lo em 2013.

Um pouco mais sobre o evento

O Fórum incentiva e difunde a cultura de organização em padrão rede, proporcionando experiências e conhecimentos que fortaleçam sua compreensão e prática. Ao mesmo tempo em que apresenta o campo da Educação Ambiental para novos militantes e educadores, incentiva a reflexão crítica para aqueles que nele atuam a partir da sociedade civil, do mercado e do Estado.

O Tratado de Educação Ambiental para as Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global é o documento de princípios da REBEA e inspira a ação dos educadores ambientais articulados em rede. Avaliar sua inserção na educação ambiental brasileira é um dos objetivos centrais do VII Fórum, assim como contribuir para avaliação e fortalecimento da Política Nacional de Educação Ambiental.

Os temas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – RIO+20 - economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e  a governança global internacional para o desenvolvimento sustentável – serão exaustivamente debatidos no dia 30 de março.

Alguns dos objetivos do VII Fórum: Oportunizar um espaço para a apresentação de pesquisas, de vivências e de experiências em Educação Ambiental; Preparatório para a RIO+20; Incentivar e difundir a cultura de redes; Promover o encontro das diversas redes que compõem a malha da REBEA, fortalecendo-as como um coletivo.

bottom of page