GEAM na programação do Dia Internacional da Mulher na UFRA
A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) através da Pró-Reitoria de Extensão e do Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH), realizou uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março. O evento teve início às 8h com a presença do reitor da UFRA, Prof. Sueo Numazawa e dos professores, Raimundo Nelson, Pró- Reitor de Extensão e Marcel Botelho, Diretor do ISARH.
A professora Ana Lídia Nascimento, do ISARH, e colaboradora do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM) preferiu a palestra “Mulheres no Ensino Superior? Perfil dos discentes da UFRA”.
“A importância da discussão de gênero na Universidade – ênfase para o debate sobre mulheres”, proferido pela Profa. Ruth Almeida (ISARH) foi um dos temas discutidos durante o evento, que também contou com outras temáticas como: “Mulher e Ruralidade: uma análise do censo agropecuário”, proferido pela, Profa. Cintya Meireles (ISARH).
O evento encerrou pela manhã com “O movimento estudantil e as mulheres – o Caso da UFRA”, sendo representado pela aluna do curso de Informática Agrária, Michele Miranda, do Movimento Estudantil e retoma suas atividades a partir das 14h com as palestras “O Papel das mulheres e a inovação Tecnológica” que será proferida pela Dra. Graça Ferraz – Pesquisadora Museu Paraense Emílio Goeldi, coordenadora da REDE NAMOR, “A Atuação das mulheres na Pós- Graduação” proferida pela Profa. Izildinha Miranda e “Relações de gênero e agrobiodiversidade no campo: a figura da mulher em sistemas de produção familiar camponeses no Projeto de Assentamento Mártires de Abril – Pará (Projeto CNPQ- MPEG/UFRA), proferido pela Dra. Regina Oliveira – Pesquisadora Museu Paraense Emílio Goeldi.
O evento encerra no dia 13, próxima terça com exibição do filme “Ribeirinhos do Asfalto (Pará, 2011, 25 min.), de Jorane Castro e terá apresentação da Profa. Luzia Miranda Álvares – Profa. de Ciência Política da Universidade Federal do Pará- UFPA e crítica de cinema.
Ascom UFRA
Texto: Roberta Muniz