Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social firma parceria com a SEDUC
Dom, 26 de Abril de 2015 15:45
No último dia 22 de abril aconteceu, no Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP), reunião entre os integrantes do grupo de trabalho local da Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, onde esteve presente a coordenadora da Especialização e do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM) da Universidade Federal do Pará (UFPA) professora Marilena Loureiro, o professor e coordenador adjunto da Especialização Rosemildo Lima, os professores Milvio Ribeiro, Rosivan Nilander, Aline Furtado; representantes da Secretaria de Educação (SEDUC) do Estado Rosemary Nogueira e Marcelo Carvalho e do Centro de Formação dos Profissionais do Estado do Pará (CEFOR). O objetivo da reunião foi discutir a articulação institucional para realização do curso.
Professora Marilena Loureiro falou sobre a importância e o impacto social do curso “a especialização tem a finalidade de provocar debates, reflexões e proposição de ações, sobretudo no que se refere aos processos de educação envolvendo sujeitos que vivenciam a experiência da pobreza ou da extrema pobreza”, afirmou.
O professor Marcelo Carvalho, da SEDUC, abordou a importância da articulação com o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) presente nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Belém, Castanhal, Marabá e Santarém, pois os NETs possuem estruturas e pessoas qualificadas para um bom acompanhamento da Especialização.
Ao final da reunião foi confirmada a realização de uma oficina para os cursistas em relação a utilização da plataforma moodle na internet, a articulação que deve ser feita com os NTE’s e a ampla divulgação do edital da Especialização por meio da UFPA e da SEDUC.
Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social - A relação entre educação, escola, políticas educacionais, formação docente, currículos, teorias pedagógicas e o primeiro direito do ser humano a um digno e justo viver tem estado, em certa medida, ausente no pensamento educacional e nas suas políticas, bem como na formação de profissionais da educação básica e de outros(as) profissionais envolvidos(as) com políticas sociais que estabelecem relações com a educação em contextos empobrecidos.
Entende-se que a formação continuada de profissionais da educação básica e/ou de outros(as) profissionais envolvidos(as) com políticas sociais que estabelecem relações com a educação de crianças, adolescentes e jovens que vivem em circunstâncias de pobreza ou extrema pobreza pode se constituir num valioso instrumento para a consecução dessa tarefa de melhoria da qualidade da educação e, especialmente, para a luta pela garantia daquilo que socialmente se define como uma vida digna e justa, direito inalienável de todo ser humano.
O curso é voltado para agentes públicos que trabalham com Bolsa Família e outros programas sociais. Serão ofertadas 400 vagas distribuídas por oito municípios polos no estado do Pará, são eles: Abaetetuba, Altamira, Belém, Castanhal, Itaituba, Marabá, Melgaço e Santarém.
Mais informações na página: http://www.epds.ufpa.br/