Encerramento do Curso de Extensão em Educação Ambiental em Belterra
Ontem, dia 14, foi realizada, na Câmara Municipal de Belterra, a entrega dos certificados de conclusão do Curso de Extensão em Educação Ambiental, Escolas Sustentáveis e Com-Vida na modalidade Educação a Distância.
O Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM) que integra o Plano de Formação de Professores da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizou o curso com o objetivo de fomentar a reflexão e o envolvimento da comunidade escolar na construção de espaços educacionais sustentáveis para contribuir com a criação e o funcionamento da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com-Vida).
A conferência de encerramento do curso contou com a presença de Hilário Vasconcelos, engenheiro sanitarista que representou a professora Dra. Marilena Loureiro, coordenadora do GEAM; do Vereador José Helivelton de Noronha Lima, representando a prefeitura do município.
O curso - promoveu o estudo eficaz da Educação Ambiental na Amazônia, a partir do Plano Nacional sobre Mudança do Clima, tendo como mediadores alunos, professores e comunidade em geral, voltados para a implantação de espaços físicos da gestão, do currículo escolar com caráter não homogêneo, considerando suas vias de acesso. Foi direcionado para profissionais da Educação Básica, vinculados as escolas públicas, com atuação no contexto escolar como professor; diretor; administrador educacional (gestores); coordenador pedagógico, dentre outros.
Belterra - Distrito criado com a denominação de Belterra ex-povoado, pela lei estadual nº 62, de 3112-1947, desmembrado do distrito de Alter do Chão, subordinado ao município de Santarém. Durante 39 anos, Belterra foi esquecida e a "cidade americana" foi transformada, entre outras denominações, em Estabelecimento Rural do Tapajós (ERT), ficando sob jurisdição do Ministério da Agricultura. Somente em 1997, os moradores de Belterra conseguiram a emancipação do município.