top of page

GEAM inicia comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

Junho é considerado o mês da conscientização ambiental pelos professores e pesquisadores da área, devido ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Em comemoração a esta data tão importante, o Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente realizará uma programação durante o mês, com a ajuda de diversas instituições. 


Neste ano, as atividades do Grupo foram iniciadas nos dias 1 e 2, com cursos e oficinas de Educação Ambiental para professores e alunos na Vila de Santo Antônio do Prata, em Igarapé Açú, local onde há 12 anos o GEAM desenvolve ações de Educação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário, em parceria com a Associação Umbandista Mãe Dinair. As dinâmicas foram realizadas com a colaboração dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ambientais (Proficiamb/IG/UFPA) e dos graduandos em Engenharia Sanitária e Ambiental e Ciências Naturais, além dos voluntários do Projeto de Educação Ambiental Portuária (Escola da Pesca/UFPA/CDP). 


"Nós desenvolvemos discussões em torno da construção de uma cultura de Educação Ambiental para a formação dos professores, das crianças e dos pais do local pensando na comunidade para que ela se aproprie melhor das preocupações com a conservação ambiental. A comunidade da Vila do Prata vive um processo de exclusão social e muito preconceito, então nós tentamos trabalhar com a construção de outras possibilidades para essas pessoas pensarem na sua relação com sua própria vida e com o meio ambiente." explicou Marilena.


De acordo com Marilena Loureiro, coordenadora do GEAM, todos os projetos de extensão do Grupo tem um foco de intervenção e prática nas comunidades com o objetivo principal de ajudar na melhoria das condições de vida. "O GEAM sempre pensa nesta direção e a Vila representa para nós a oportunidade de estar sempre em contato com a comunidade, então eventualmente nós visitamos o local com alunos e professores, para fazer pesquisas e, principalmente, levar ações formativas aos moradores", informou a professora.


No dia 3, para finalizar as atividades, aconteceu a XII Caminhada de Meio Ambiente, reunindo alunos, professores e o restante da comunidade local. A caminhada seguiu até a praça da Vila, onde as crianças plantaram mudas e fizeram apresentações de dança e canto. "Através dessa parceria, depois de 12 anos de trabalho, hoje nós temos um bosque repleto de árvores, igarapés limpos e uma cidade muito mais saudável por conta da preservação ambiental", disse Elivaldo dos Santos, presidente da Associação Umbandista Mãe Dinair. Segundo ele, a religião da Umbanda está muito ligada à natureza. O lado espiritual e o ambiental estão inseridos um no outro, e trabalhar com os dois pode ser a chave para a superação dos problemas que enfrentamos.

Texto: Ana Luiza Imbelloni.

bottom of page