top of page

Curso de Pedagogia completa 62 anos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia primeiro de novembro de 2016, o curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará completou 62 anos. Para debater o cenário nacional e local que o curso está inserido o Programa de Pós-graduação em Educação, em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente (GESTRADO/UFPA), realizou o Colóquio “As políticas públicas de formação e valorização do professor e os impactos sobre o trabalho docente”.

Marilena Loureiro, coordenadora do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM), participou da mesa de abertura do evento e falou sobre o papel do(a) pedagogo(a) no enfretamento dos problemas que a sociedade vive, por meio do diálogo e do respeito.

“Nesse contexto de grande importância do curso, o GEAM reivindica que a pedagogia se aproxime mais das discussões sócio-ambientais, pois não é possível pensar em educação na Amazônia sem abordar a educação ambiental, e a pedagogia necessita compreender essa realidade”, concluiu.

Origem - A Universidade Federal do Pará foi a primeira instituição de nível superior a implantar o Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia no Estado do Pará. O Decreto nº 35.456/54 de 4 de maio de 1954, assinado por Getúlio Vargas. O referido decreto e a Portaria do MEC nº 771/54 são os documentos oficiais de reconhecimento do Curso, tendo ocorrido a sessão solene de instalação do mesmo em 28 de outubro de 1954.

bottom of page