top of page

GEAM e Companhia Docas do Pará consolidam parceria em projeto de Educação Ambiental na Casa Escola da Pesca

 

 

 

 

 

 

 

No dia 29 de setembro, aconteceu o lançamento do projeto “Educação e Sustentabilidade Ambiental na Casa Escola da Pesca: o GEAM/UFPA e a Companhia Docas do Pará na busca da conservação/preservação dos sistemas aquáticos das ilhas de Belém”, na escola municipal Casa Escola da Pesca, que é vinculada à Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira.

O projeto é resultado da parceria entre o Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM/UFPA) e a Companhia Docas do Pará (CDP). “Esta ação, para nos, é muito importante porque retoma a nossa parceria com a CDP para o desenvolvimento do Programa de Educação Ambiental Portuária que, este ano, completa dez anos”, afirmou a professora Dra. Marilena Loureiro, coordenadora do GEAM.

Ao longo desta década, o GEAM já atuou no Porto de Vila do Conde, em Barcarena; no Terminal Petroquímico de Miramar e no Porto de Belém. As ações desenvolvidas, até o momento, buscaram ampliar e consolidar a política ambiental destas unidades portuárias, com os usuários e a comunidade que vivem ao redor dos portos, sobre a importância da Educação Ambiental, das Águas e de como eles podem se relacionar melhor com os recursos naturais, em especial, os recursos hídricos.

O projeto terá duração de um ano e pretende compor uma boa articulação com as ações que já estão em andamento na Escola, potencializando seus resultados a partir da Educação Ambiental. Além de desenvolver e aplicar atividades sustentáveis para otimizar o cotidiano da ilha. “O desenvolvimento insular precisa ser uma preocupação para a cidade, pois, ao longo destes anos, negamos o direito à essas populações de terem uma educação que, de fato, se relacione com as suas necessidades e expectativas”, explicou Marilena Loureiro.

Casa Escola da Pesca - Fundada em 17 de abril de 2008, oferta o Ensino Fundamental na Modalidade EJA (3ª e 4ª Etapas) a jovens e adultos filhos de pescadores e trabalhadores da pesca, na faixa etária de 15 a 24 anos, oriundos das comunidades pesqueiras da região insular de Belém. É a única escola da região metropolitana que trabalha com a Pedagogia da Alternância. Funciona em regime de internato e externato de tempo integral, aliando a qualificação profissional de formação inicial em pesca e aquicultura e as vivências comunitárias. Intercala períodos de alternância na escola e no campo a cada três semanas. Proporciona estágio supervisionado em instituições públicas e privadas, empresas e órgãos públicos, além de embarques dos alunos nas frotas pesqueiras do Estado do Pará.

Seleção de Bolsistas - A seleção dos bolsistas para o Projeto continua abertas até dia 30 de outubro, para quatro alunos de pedagogia e dois de engenharia sanitária e ambiental. As inscrições devem ser feitas no GEAM, no Instituto de Ciências da Educação (ICED), nas salas 231 e 45, no horário das 9h às 17 horas. Mais informações ligue para: 3201-8547.

Texto: Lucila Vilar.

bottom of page