GEAM participa de capacitação de catadores para o Círio 2016
A iniciativa é da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) e buscou promove ações que beneficiarão catadores de materiais recicláveis
Entre os dias 19 e 30 de setembro 280 catadores participam do curso de capacitação e aperfeiçoamento que contou com a presença da Universidade Federal do Pará (UFPA), através do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM) em parceria com a UPbio Soluções Ambientais, responsável pelas ações sobre Educação Ambiental.
Para a coordenadora do GEAM, professora Dra. Marilena Loureiro, pensar a reorganização social da cidade em que vivemos é um exercício que passa pela educação ambiental e pela conscientização de agentes de transformação da coletividade, como é o caso dos catadores de materiais recicláveis.
“É preciso que a sociedade perceba o catador como educador ambiental, que conhece a gestão integrada dos resíduos, pratica a coleta seletiva solidária e que é um agente fundamental de conscientização e mudança nos paradigmas atuais”, afirmou.
As atividades sobre Educação Ambiental foram ministradas por Maria Ludetana Araújo, professora Dra. da Faculdade de Educação (ICED/UFPA) e uma das fundadoras do GEAM. “Tentamos trabalhar com os catadores a educação ambiental com processo em que o ser humano e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente”, pontuou Ludetana.
Durante os dias 19 e 23 foram atendidos os catadores da Rede Cata Pará, já nesta segunda semana de atividades estão sendo capacitados catadores das Redes Recicla Pará e CentPará. Participam das ações as seguintes associações e cooperativas de catadores: Associação de Catadores do Aurá (ASCA); Associação de Catadores do Distrito de Outeiro (ASCADOUT); Cooperativa de Catadores Urbanos (CATAURBE); Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Visão Pioneira de Icoaraci (COCAVIP) e Associação de Catadoras da Bacia do Uma (ASCAUNA); Associação de Catadores da Coleta Seletiva de Belém (ACCSB); Associação de Recicladores das Águas Lindas (ARAL); Cooperativa de Catadores da Pedreira (COOCAPE); Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Filhos do Sol; Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (CONCAVES); e Cooperativa de Catadores do Bem (COOPERBEM).
Para Maria do Socorro da Silva Martins, da Associação dos Catadores do Aurá (ASCA), a capacitação é importante, pois “ faz com que os catadores percebam o que é coleta seletiva, que trabalhar em equipe é melhor que trabalhar sozinho. Além dos companheiros entenderem que somos uma categoria importante para a sociedade, a gente que está na rua, no sol, tentando fazer nossa cidade ficar menos suja”.
Ação continuada - A UFPA atua em parceria com a categoria em diversas frentes, como no Projeto de Extensão “Separar para Coleta Seletiva Solidária da UFPA: um Gesto Simples, uma Atitude Nobre” e no projeto “Incubação para fortalecimento de cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis – em municípios do Pará”.
O GEAM desenvolve ações relacionadas à educação ambiental na Amazônia desde 1998 e é um elo entre o conhecimento produzido na instituição e sua aplicação social. “Para nós, da Universidade, é importante estar em contato com os sujeitos que estão conduzindo processos de educação ambiental na vida prática, diariamente e os catadores são um símbolo disto”, afirmou Marilena.
Trabalho Decente – O projeto da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) para o Círio de Nazaré 2016 foi desenvolvido com base em iniciativas anteriores de promoção do trabalho decente em grandes eventos no Brasil, tais como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas deste ano. A capacitação abordou, além da Educação Ambiental, palestras sobre Resíduos Sólidos; Cooperativismo; Segurança no Trabalho e Trabalho Descente; e Atendimento ao Público.
A iniciativa pretende articular ações relativas a três eixos temáticos principais: oportunidades de geração de emprego, trabalho e renda; proteção social; e conscientização sobre a importância do trabalho decente. As ações beneficiarão, entre outras categorias de trabalhadores, os catadores de materiais recicláveis que atuam durante o Círio.
Como parte da ação, o projeto também terá o “Centro de Convivência Dom Vicente Zico”, que funcionará num espaço do Instituto de Educação do Estado do Pará onde 50 crianças e adolescentes – filhos dos trabalhadores cadastrados no projeto – poderão participar de atividades de arte, esporte, cultura e lazer, coordenadas por arte educadores das Fundações Pro Paz e Papa João XXIII, enquanto seus pais trabalham no evento. Ao todo, 16 instituições executam as ações ao lado da OIT e do MPT PA.
OIT - Foi criada em 1919, como parte do Tratado de Versalhes, que pôs fim à Primeira Guerra Mundial. Fundou-se sobre a convicção primordial de que a paz universal e permanente somente pode estar baseada na justiça social. É a única das agências do Sistema das Nações Unidas com uma estrutura tripartite, composta de representantes de governos e de organizações de empregadores e de trabalhadores.
MPT - É o ramo do Ministério Público do Trabalho (MPU) que tem como atribuição fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista quando houver interesse público, procurando regularizar e mediar as relações entre empregados e empregadores.
Texto: Lucila Vilar.