GEAM participa de Congresso Internacional de Educação em Sorocaba
Nos dias 24, 25 e 26 de outubro aconteceu, na Universidade de Sorocaba (Uniso) o I Congresso Internacional de Educação, intitulado “Cotidiano Escolar: (in)quietudes e fronteiras em conhecimentos e práticas educacionais”. A organização do Congresso destacou como tema o cotidiano em suas conexões com a Educação, problematizando as relações contemporâneas no mundo em transformação. Trabalhou também os desafios enfrentam hoje pelos profissionais da Educação ao pesquisarem as múltiplas manifestações de diferentes culturas, a construção de subjetividades, a transversalização do conhecimento, a alteridade, a diversidade.
A coordenadora do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM/UFPA), professora Dra. Marilena Loureiro participou, no dia 25, da mesa “(In)quietudes e fronteiras: crianças, culturas e educação”, juntamente com Cláudia Patrícia Sierra Pardo, da Universidad Nacional de Colombia, Colômbia e Nilta Dias, da Sophia University, em Tóquio, no Japão.
“Minha fala abordou algumas aproximações iniciais entre os dados que estamos levantando na Espacialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social e nossa vivência na Vila de Santo Antônio do Prata, em Castanhal. Foi um momento em que a troca de experiências enriqueceu a todos, pois mostrou que contexto regionais dialogam entre si”.
As apresentações de todos os pesquisadores que participaram do Congresso serão organizadas e publicadas em um dossiê temático em 2017.