top of page

O GEAM realiza a Reunião Preparatória para a Etapa das Conferências nas Escolas - Estado do Pará

Sex, 14 de Junho de 2013 19:02

O Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM) realizou no dia 18 de Junho de 2013 das 9 h às 12 h, no Auditório do ICED/UFPA, a Reunião Preparatória para a Etapa das Conferências nas Escolas do Estado do Pará referente à IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) que será realizada em Brasília.

A Reunião Preparatória para a Etapa das Conferências nas Escolas do Estado do Pará envolveu a participação de estudantes e professores, principalmente, os diretores e técnicos de escolas públicas interessados na temática.

A IV CNIJMA, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, é um instrumento voltado para o for­talecimento da cidadania ambiental nas escolas e comu­nidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para de­bater temas propostos, deliberar coletivamente e esco­lher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.

O processo da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente envolve as seguintes etapas:

Oficinas de Conferência (etapa obrigatória)

As Oficinas de Conferência consistem em um momento preparatório das Conferências nas Escolas e de formação dos responsáveis pela condução das atividades. Trata-se de simulações que visam mobilizar professores, formar instrutores ou facilitadores, aprofundar os conteúdos temáticos e definir conjuntamente os detalhes da Conferência na Escola.

Conferência na Escola (etapa obrigatória)

A Conferência na Escola é o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local.

Nessa etapa a escola deverá elaborar de maneira participativa e democrática um projeto de ação que promova a sustentabilidade socioambiental a partir da gestão, do currículo e/ou do espaço físico e traduzi-lo em materiais de educomunicação (jornal, vídeo, fanzine, rádio etc.) para difundí-lo e inspirar outras comunidades escolares.

Essas ações devem preferencialmente ser desenvolvidas com o apoio das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola, COM-VIDA, coletivo escolar que promove o diálogo e pauta decisões sobre a sustentabilidade socioambiental, a qualidade de vida, o consumo sustentável e alimentação saudável e o respeito aos direitos humanos e à diversidade. Para saber como formar essa comissão e/ou fortalecê-la sugerimos consultar a publicação Formando COM-VIDA e construindo a Agenda 21 na Escola. Além disso, deverá também eleger um(a) delegado(a) e um(a) suplente para participar da etapa estadual.

Conferência Municipal/Regional (etapa opcional)

Após a realização das Conferências nas Escolas, as Comissões Organizadoras Estaduais (COE) têm a opção de promover Conferências Municipais ou Regionais para consolidar e aprofundar os temas debatidos nas Conferências nas Escolas, propiciar um espaço de interlocução regional ou municipal e eleger uma delegação regional ou municipal. A COE que optar por essa etapa deve oferecer apoio técnico para sua efetivação.

Nesta etapa, os projetos de ação resultantes das Conferências nas Escolas e os produtos de educomunicação são apresentados pelos(as) delegados(as). Após um diálogo sobre os projetos apresentados, quatro serão selecionados (um para cada subtema) e debatidos na Conferência Estadual. Os(As) delegados(as) representantes das escolas cujo projeto for eleito representarão o município ou região na Conferência Estadual. Os demais serão eleitos por seus pares. O total de delegados(as) por município e/ou região fica a critério da COE.

As Conferências Municipais/Regionais devem ter regulamento próprio, definido por cada COE. O regulamento municipal/regional não pode contradizer o Regulamento Estadual, a ser elaborado também pela COE.

Conferência Estadual (etapa obrigatória)

Diante do desafio metodológico de trabalhar durante a Conferência Estadual sobre todos os projetos de ação resultantes das Conferências nas Escolas, será necessária uma sistematização das propostas recebidas.

Nos estados que tiverem realizado conferência municipal/regional, o resultado dessa etapa já consiste em uma triagem dos projetos: um por subtema. Já nos estados que optarem por não realizar a etapa municipal/regional, a Comissão Organizadora Estadual pode contar com o auxílio do Coletivo Jovem de Meio Ambiente (CJ) para selecionar os projetos de ação que serão debatidos na Conferência Estadual e, consequentemente, os(as) delegados(as) das escolas cujos projetos foram selecionados, garantindo assim o princípio “Jovem escolhe Jovem”.

Os projetos de ação das escolas que forem escolhidos devem respeitar os seguintes critérios: viabilidade, consistência, clareza, coerência com o tema e recorrência no subtema.

IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada em Brasília-DF em 2013, e contará com a participação de cerca de 700 delegados(as) de 11 a 14 anos, provenientes de todas as Unidades Federativas que tiverem aderido ao processo de Conferência.

A Conferência Nacional trabalhará a temática Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis a partir dos projetos de ação selecionados na etapa estadual, utilizando metodologias participativas e processos de educomunicação.

bottom of page