Início das atividades do Com-Vida em Juruti
No dia 30 de janeiro foi realizada a aula inaugural do curso de Extensão em Educação Ambiental Escolas Sustentáveis e Com-Vida em Juruti. Participaram da mesa de abertura a Secretária Municipal de Educação de Juruti, professora Régia Maria Gomes Pinheiro; o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Raimundo Amarildo Nascimento de Sousa; o Vice Prefeito da cidade, Jonas Morais Cativo e a Profa Msc. Grace Kelly da Silva, coordenadora adjunta do curso.
Coordenado pela professora Dra. Marilena Loureiro, o curso se configura como uma iniciativa estratégica de fomento à reflexão e envolvimento da comunidade escolar na construção de espaços educacionais sustentáveis, além contribuir com a criação e funcionamento da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) nas escolas. Busca ainda formar e qualificar os interessados na educação ambiental em instituições públicas, através de processos formativos dinâmicos e integrados a uma visão interdisciplinar e transversal.
Realização – O curso é fomentado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), que desde a sua criação desenvolve programas que contemplam temas como alfabetização, educação de jovens e adultos, educação no campo, educação escolar indígena e diversidade étnico-racial, com o propósito de diminuir as desigualdades educacionais. As atividades são realizadas pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPESP) e do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM), vinculado ao Instituto de Ciências da Educação (ICED).
Juruti - o município teve origem na aldeia dos índios Mundurucus, que, em 1818, ficou sob a direção de um missionário com poderes paroquiais. Com a construção de uma igreja foi logo transformada na freguesia de Nossa Senhora da Saúde. Pertence à mesorregião do Baixo Amazonas e a microrregião de Óbidos.