Curso de Extensão Com-Vida em Bragança
Seg, 09 de Março de 2015 22:11
Compreender a formação como proposição teórica, prática e reflexiva para a construção de projetos educativos, voltados para a Educação Ambiental nas escolas e comunidades foi um dos objetivos do encontro que aconteceu no último dia 28 de fevereiro do curso de Extensão em Educação Ambiental, Escolas Sustentáveis e Com-Vida no polo de Bragança. Durante o encontro foram desenvolvidas oficinas educativas.
Pela parte da tarde a secretaria de Educação de Bragança, através da comissão de Educação e Ambiente em parceria com a turma do curso de extensão, realizaram uma ação de intervenção na Praça Daniel Berg, em ação conjunta com o grupo de jovens chamados de ECO-FAXINA de Bragança. A referida ação buscou sensibilizar a população bragantina através do paisagismo sustentável.
Durante as atividades do módulo II aconteceu a “Oficina do Futuro”, onde foram pensados projetos coletivos por meio de etapas de trabalho. A primeira etapa foi a construção da “Árvore dos Sonhos” dos alunos, onde foram desenvolvidas reflexões sobre a questão: qual a escola que queremos? As dinâmicas foram pautadas em ações formativas comprometidas com a valorização da cidadania e emancipação das pessoas.
Coordenado pela professora Dra. Marilena Loureiro, o curso pretende efetivar contribuições para a configuração de um novo cenário para a Educação Ambiental, por meio da disseminação de práticas inovadoras oriundas dos processos formativos instaurados no curso e aplicados nas unidades escolares do Estado do Pará.
Bragança – De colonização portuguesa, a região foi inicialmente habitada pelos índios apotiangas da nação dos tupinambás e recebeu seu primeiro visitantes em 1613, com a entrada dos franceses da expedição de Lavardiere no Amazonas. Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 6 distritos: Bragança, Almoço, Caratateua, Nova Mocajuba, Tijoca e Vila do Treme.