top of page

Cidade de Peixe-Boi realiza evento com temática socioambiental

O Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM) da Universidade Federal do Pará (UFPA) participou da organização do evento.

 

 

 

 

 

 

 

Nos dias 10 e 11 de junho aconteceu o I Evento Socioambiental da cidade, com o tema “Por uma sustentabilidade de seus recursos naturais” que buscou debater sobre a sustentabilidade no uso dos recursos naturais, através de palestras, apresentação de trabalhos e práticas sustentáveis. 

 

O evento foi direcionado para discentes do ensino fundamental e médio, gestores públicos, associações, empresários, fazendeiros e sociedade em geral. Foi organizado pelos professores Silva Júnior e Mário Cardoso e participaram das atividades mais de trezentas pessoas.

 

“Buscamos despertar uma criticidade sobre como estamos utilizando nossos recursos naturais e de que forma podemos desenvolver economicamente utilizando mecanismos sustentáveis que levam em consideração a conservação ambiental”, explicou Silva Júnior.

 

Programação – No dia 10, às 9 horas, aconteceu a palestra “A dinâmica do Desmatamento no Estado do Pará”, com o professor PhD André Cutrim Carvalho, da Universidade Federal do Pará (UFPA).  Às 10h30, a professora Leise Mesquita, da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), falou sobre o “Projeto Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Peixe-Boi”.  Em seguida, às 11h30, o professor Vanderlei Porte, da UFPA, ministrou a palestra “Novo Código Florestal, Lei 12.651/12”.

 

No período da tarde houve a apresentação de trabalhos, das 14h às 15h30. O professor Silva Júnior ministrou a palestra “A problemática Socioambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Peixe Boi”. Em seguida, o professor Mário Cardoso falou sobre o “Mutirão rio Peixe Boi”, que consistiu no debate sobre a degradação do rio e a retirada de resíduos sólidos do seu leito.  No dia 11 de junho, um grupo de participantes fez uma visita ao rio Peixe Boi.

 

 

Peixe-Boi - Possui uma área territorial de 454 km² e uma população de aproximadamente 7.854 habitantes (IBGE, 2010). Dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (PRODES) revelam que 359.5 km² da área territorial do município de Peixe-Boi foram desmatados até o ano de 2014, isto corresponde 79,19% de perda da cobertura vegetal do referido município, o que implica numa série de fatores socioambientais como mudanças climáticas, perda da biodiversidade, longos períodos de estiagem, empobrecimento do solo, erosão, dentre outros.

bottom of page