UFPA realiza aula inaugural da especialização em “Educação, Pobreza e Desigualdade Social”
Acontece no dia 13 de agosto, às 14 horas, no auditório do bloco B do prédio do Instituto de Ciências da Educação (ICED), na Universidade Federal do Pará (UFPA), a aula inaugural da especialização em “Educação, Pobreza e Desigualdade Social”. O curso é ofertado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM) do ICED, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) através da Iniciativa Nacional Educação, Pobreza e Desigualdade Social.
Coordenado pela professora Dra. Marilena Loureiro, o curso irá tratar das relações entre educação, pobreza e desigualdade social e visa promover reflexões e discussões sobre as vivências em circunstâncias de pobreza e extrema pobreza, bem como em relações sociais e políticas injustas.
Foram ofertadas 400 vagas distribuídas por oito municípios polos no Estado do Pará, são eles: Abaetetuba, Altamira, Belém, Castanhal, Itaituba, Marabá, Melgaço e Santarém. O curso é direcionado para professores da educação básica, educadores, profissionais das demais áreas e líderes da sociedade civil que atuem em conselhos de políticas públicas.
Metodologia - As atividades presenciais serão realizadas no início de cada módulo e as à distância serão realizadas semanalmente no ambiente virtual de aprendizagem. O curso terá a duração de 18 meses e sua carga horária estará distribuída em 60 horas nos encontros presenciais e 300 horas que compõem as atividades à distância e a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
A UFPA e as prefeituras de cada cidade polo disponibilizarão aos estudantes a infraestrutura técnica para as atividades presenciais. Essa estrutura servirá como base de apoio para os estudos durante toda a especialização.
Para o coordenador adjunto do curso, o professor Rosemildo Lima, a iniciativa é importante, pois a especialização “é uma ação voltada à formação continuada de profissionais que atuam na educação básica ou em políticas sociais que trabalham diretamente envolvidos em contextos em que a educação se depara com a desigualdade social e a pobreza. Trazer esse tipo de realidade para dentro da academia é uma chance ímpar de entender melhor tais situações e de contribuir com trabalhos voltados para essa temática”, explica.
Serviço: Aula inaugural da especialização em “Educação, Pobreza e Desigualdade Social” dia 13 de agosto, às 14 horas, no auditório do bloco B do prédio do Instituto de Ciências da Educação (ICED), na Universidade Federal do Pará (UFPA).
Mais informações: http://www.epds.ufpa.br/
Texto: Lucila Vilar