Especialização em Educação Ambiental realiza sua aula inaugural
Na próxima segunda-feira, dia 17, às 19 horas, no auditório do bloco B do prédio do Instituto de Ciências da Educação (ICED), na Universidade Federal do Pará (UFPA), acontece a aula inaugural da especialização em “Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis”. O curso é ofertado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM/ICED), em parceria com o Ministério da Educação (MEC).
Coordenado pela professora Marilena Loureiro, doutora em Desenvolvimento Sustentável no Trópico Úmido, o curso apresenta-se como uma contribuição para a ampliação dos debates e práticas de Educação Ambiental, vinculada a construção da sustentabilidade do desenvolvimento regional e do diálogo dos saberes existente na Amazônia.
Foram oferecidas 150 vagas distribuídas por três municípios polos no Estado do Pará: Santarém, Belém e Mojú. O curso pretende ampliar o acesso à formação continuada para profissionais da educação básica, contribuindo com uma educação contextualizada com a realidade socioambiental.
Para o coordenador adjunto do curso, o professor Roble Tenório, a iniciativa é importante, pois a especialização “apresenta um conjunto de reflexões teóricas, indicativos práticos e metodológicos em torno da Educação Ambiental e suas contribuições ao processo de reordenamento de discursos, políticas e práticas voltada à construção da sustentabilidade amazônica”, explica.
As atividades presenciais serão realizadas no início de cada módulo, e as atividades à distância acontecem semanalmente, no ambiente virtual de aprendizagem. O curso terá a duração de 15 meses e tem sua carga horária distribuída em 90 horas de atividades presenciais e 330 horas de atividades à distância.
A UFPA e as prefeituras de cada cidade polo disponibilizarão aos estudantes a infraestrutura técnica para as atividades presenciais. Essa estrutura servirá como base de apoio para os estudos durante toda a especialização.
Os cursistas irão receber orientações sobre o curso e a metodologia de atividades durante a aula inaugural. Já o treinamento para acesso a plataforma moodle ocorrerá durante o início do Módulo I que será ministrado em cada polo do curso.
Espaços educadores sustentáveis – Para o Ministério da Educação, espaços educadores sustentáveis são espaços que mantêm uma relação equilibrada com o meio ambiente e compensam seus impactos com o desenvolvimento de tecnologias apropriadas, de modo a garantir qualidade de vida para as gerações presentes e futuras. Permitindo maior qualidade de vida, esses espaços educam por si e irradiam sua influência para as comunidades nas quais se situam.
Serviço: Aula inaugural do Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis no auditório do bloco B do Instituto de Ciências da Educação (ICED/ UFPA), dia 17 de agosto, às 19 horas. Recepção com o cantor Higor Marçal (voz e violão) de Cametá.
Texto: Lucila Vilar.