UFPA realiza aula inaugural do curso de aperfeiçoamento “A escola e a cidade: políticas públicas educacionais”
Acontece no dia 9 de fevereiro, às 19 horas, no auditório do bloco B do prédio do Instituto de Ciências da Educação (ICED), na Universidade Federal do Pará (UFPA), a aula inaugural do curso de aperfeiçoamento “A escola e a cidade: políticas públicas educacionais”. O curso é ofertado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM) do ICED, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) através do Programa de Formação Continuada de Docentes do Ensino Básico.
Coordenado pela professora Dra. Marilena Loureiro, o curso pretende integrar e formar educadores e atores sociais relevantes na comunidade para uma intervenção prático-teórica integradora nos diversos espaços físicos e culturais da cidade à dinâmica educacional, tornando-a numa Cidade Educadora, em que a interação dos diversos tipos de conhecimentos proporcionem a transformação vivencial.
Foram ofertadas 40 vagas em Belém e região metropolitana e 40 em Paragominas e microrregião, para professores da educação básica, educadores e profissionais das demais áreas e líderes da sociedade civil que atuem em conselhos de políticas públicas locais. Devido a alta demanda foram selecionados 106 alunos para o polo de Belém e 53 para o de Paragominas. O curso tem uma carga-horário total de 180 horas, das quais 80 serão desenvolvidas em atividades presenciais e 100 em atividades a distância na plataforma EaDUFPA, no período de janeiro a dezembro 2015.
Para o coordenador adjunto do curso, o professor Fidelis Paixão, a iniciativa é importante, pois o curso tem um programa e uma metodologia inovadores “privilegiando a pesquisa-ação, onde os alunos desenvolverão a habilidade de trabalho em rede, através da criação da Rede Cidade Educadora em seu município ou território, de modo a integrar os diversos espaços educadores num projeto político-pedagógico motivando todos os setores sociais a se envolverem num processo educativo da cidade”, explica.
Cidades Educadoras - É um movimento que teve início a partir do I Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado em Barcelona em 1990, quando um grupo de cidades representadas por seus governos locais, pactuou o objetivo comum de trabalhar juntas em projetos e atividades para melhorar a qualidade de vida dos habitantes a partir da sua participação ativa na utilização e evolução da própria cidade partindo dos princípios de: trabalhar a escola como espaço comunitário; trabalhar a cidade como grande espaço educador; aprender na cidade, com a cidade e com as pessoas; valorizar o aprendizado vivencial. Em 1994 esses princípios foram sistematizados na Carta das Cidades Educadoras, em 1994 no III Congresso Internacional de Bolonha, quando se constituiu a Rede Internacional de Cidades Educadoras, do apoio e suporte da ONU através da UNESCO.
O que é um curso de aperfeiçoamento?
Desde a edição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, não se tem feito distinção formal entre especialização e aperfeiçoamento, ao contrário, essas denominações têm sido admitidas como semelhantes por estarem citadas no inciso III, Art. 44, da LDB, agrupadas na mesma categoria – cursos de pós-graduação. Contudo, cursos de aperfeiçoamento destinam-se a profissionais que estejam no exercício de uma determinada ocupação correlacionada com a formação acadêmica de origem na graduação, que pode até não significar uma profissão, mas cargo ou função. Assim, cursos de pós-graduação destinados ao aperfeiçoamento profissional visam à melhoria de desempenho numa específica ocupação, a fim de atender às exigências do contexto em que esta se insere.
Serviço: Aula inaugural do curso de aperfeiçoamento “A escola e a cidade: políticas públicas educacionais” dia 9 de fevereiro, às 19 horas, no auditório do bloco B do prédio do Instituto de Ciências da Educação (ICED), na Universidade Federal do Pará (UFPA).
Texto: Lucila Vilar